Notícias Contactos
Secadores

Secadores

O sistema de secagem a utilizar num projeto para uma cerâmica é estudado minuciosamente e escolhido tendo como base as características da argila, a forma ou estrutura das peças a secar e também a capacidade de produção do projeto.

Todos os secadores são equipados com sistemas de ventilação específicos e sistemas de controlo automatizados, concebidos para atingir um equilibro ótimo entre a temperatura, humidade e o tempo de exposição de cada peça, garantindo assim uma qualidade excelente no produto seco.

Conforme o tipo de secador proposto, serão consequentemente definidas soluções relativamente a ventiladores estáticos ou móveis de recirculação.

SECADOR SEMI-CONTÍNUO

A secagem do produto em fabricação é uma etapa fulcral do processo de fabrico tendo influência direta no produto final. O Secador Semi-contínuo concede aos produtos no seu interior, uma secagem lenta de alta qualidade resultando num produto final de qualidade superior. Podem ser equipados com vagonas de estrados amovíveis, garantindo uma flexibilidade enorme e conseguindo assim uma máxima rentabilização de secagem, quando se seca diferentes tipos de produto em diferentes ciclos de produção.

Dependendo do pretendido, pode não exigir uma produção contínua, podendo esta ser feita em apenas uma parte da semana, rentabilizando assim os recursos humanos.

SECADOR RÁPIDO

O secador rápido é constituído por estrutura metálica e alvenaria, com duas galerias sobrepostas. Os balancins que circulam no interior estão fixos a duas correntes, tracionadas por uma transmissão. O princípio base deste tipo de secagem assenta na deslocação dos produtos em ciclo contrário ao da deslocação do ar quente no interior. Este secador é ideal para produções contínuas e quando não existem grandes variações dos produtos a secar, apresentando uma rentabilidade elevada para estas condições.

SECADOR CONTÍNUO DE ALAS

Secadores contínuos do tipo túnel com a carga do material em verde a ser efetuada sobre as vagonas do forno túnel. Tem como vantagem a menor manutenção da instalação, pois necessita de menos equipamento para o seu funcionamento.